Japonês

frases, alfabetos, tradutor de japonês

O fundador do Budismo foi Buda Shakyamuni. Ele era um príncipe que nasceu em 624 aC em um lugar chamado Lumbini, que originalmente se localizava no norte da Índia, mas agora faz parte do Nepal. “Shakya” é o nome da família real em que ele nasceu, seus pais lhe deram o nome de Siddhartha e houveram muitas profecias maravilhosas sobre seu futuro.

Em seus primeiros anos ele viveu como príncipe em seu palácio real, mas quando tinha 29 anos foi viver na floresta onde seguiu uma vida espiritual de meditação. Aos 35, ele atingiu a iluminação sob a árvore Bodhi em Bodh Gaya, na Índia. Como qualquer outro líder religioso, ele começou a reunir discípulos e tornou-se conhecido por seus seguidores como o Buda.

As Quatro Nobres Verdades

Buda pregou seu primeiro sermão em Sarnath, a cerca de 8 km ao norte da sagrada cidade hindu de Varanasi. Neste sermão, ele propõe um caminho para a iluminação, chamado de “Quatro Nobres Verdades”.

A mensagem de Buda é clara e franca, principalmente por se tratar de uma lista simples, como é de costume nas cartilhas sobre o budismo. Ele afirma que a iluminação pode ser conseguida após a compreensão das Quatro Nobres Verdades, e que a dor da vida pode ser evitada, seguindo um caminho Óctuplo.

As Quatro Nobres Verdades são que a dor é intrinsecamente parte do cotidiano da humanidade, nossos desejos, de todos os tipos, são a causa dessa dor, o caminho é livrar-se desses desejos, e que isso pode ser alcançado seguindo o Caminho Óctuplo.

O Caminho Óctuplo incentiva o budista a viver uma vida virtuosa, seguindo o curso correto de ações em oito contextos. Muitos deles são males morais que devem ser evitados. São eles: Compreensão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Esforço Correto, Atenção Correta e Concentração Correta.

A Difusão do Budismo

Na época de sua morte, por volta dos oitenta anos de idade, os seguidores de Buda foram estabelecidos como comunidades de monges no norte da Índia. O avanço do budismo, em grande parte, aconteceu devido ao apoio de um rei do século 3 aC. O rei Asoka governava a maior parte do subcontinente indiano.

Durante o reinado de Asoka, e com o seu encorajamento, o Budismo se espalhou pelo sul da ÍndiaSri Lanka. Este último se mantem até hoje um reduto da mais antiga forma de budismo, conhecido como Theravada (ou seja, a “escola dos mais velhos”).

Na época de Asoka já existia uma tendência rival dentro do budismo, que envolvem algumas diferenças nas doutrinas, os dois tipos existentes são: Mahayama e Hyanaiana. A diferença é semelhante à que existiu no cristianismo entre protestantes e católicos na época da Reforma.

  • Bruno Fujita

    Faltou o Vajrayana

  • Bruno Fujita

    Faltou o Vajrayana

  • Bruno Fujita

    Faltou o Vajrayana